Selo
Você está em:
Notícias

NOTÍCIAS DA CIDADE

10-02-2019
FEVEREIRO ROXO
Mês dedicado à conscientização sobre a Doença de Alzheimer.
    A Prefeitura Municipal de Ipê por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social reforça informações a respeito da Doença de Alzheimer. Está sendo distribuído às famílias ipeenses neste mês de fevereiro, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, um folder orientativo sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da Doença de Alzheimer.
   Atualmente, esta condição afeta aproximadamente 40 milhões de pessoas no mundo. Cientistas referem que, até 2050, o número total de pessoas afetadas chegue a 150 milhões. É uma doença neurodegenerativa, progressiva e até o momento incurável. A condição provoca a eliminação de células nervosas e a perda de tecido cerebral. Ao progredir, o cérebro do paciente encolhe de tamanho, o que afeta todas as suas funções.
     Os principais sintomas são a falta de coerência na fala e a perda da memória recente - o paciente se lembra de fatos de muitos anos atrás, mas não sabe dizer sobre coisas que fez hoje - a capacidade de atenção, aprendizado e convívio social fica seriamente afetada influenciando diretamente na qualidade de vida do paciente.
      O Alzheimer está associado à idade avançada, porém pode surgir de forma prematura, especialmente em pessoas com casos semelhantes na família. Quem tem familiares idosos ou pessoas de meia-idade com casos de Alzheimer na família deve ficar atento. Quanto a idade, sabe-se ainda, que após os 65 anos, o risco dobra a cada 5 anos. Baixo nível educacional e pessoas analfabetas entre outros fatores que referem-se a hábitos e estilo de vida são considerados fatores de risco como hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo e sedentarismo.
       Na prática, o diagnóstico é clínico, isto é, depende de uma avaliação a partir de exames e da história do paciente. Exames de sangue e de imagem, como tomografia ou ressonância magnética do crânio, devem ser realizados para excluir a possibilidade de outras doenças. A Doença de Alzheimer é um tipo de demência e a avaliação de um profissional especializado (neurologista) faz-se necessário para o diagnóstico.
    Quando diagnosticado de forma inicial, o tratamento terapêutico e medicamentoso pode retardar o seu avanço oferecendo mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família. Aos familiares e cuidadores a orientação é de que haja acolhimento, empatia, paciência, atenção e dedicação.
     Como força de prevenção ressaltamos: MEXA O CORPO - estudos mostram que quem se exercita mais tem um cérebro maior, sobretudo em áreas associadas à memória; MEXA TAMBÉM A CABEÇA - manter a cabeça ativa e uma boa vida social permite, pelo menos, retardar a manifestação da doença; CONTROLE O PESO - Manter-se em forma evita danos às artérias que, com o passar dos anos, boicotam as atividades neuronais. Nesse sentido, também é crucial controlar colesterol, pressão arterial e diabetes e CUIDE DA ALIMENTAÇÃO - uma dieta rica em peixes, azeite de oliva, vegetais e castanhas resguarda os neurônios.
      Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação procure a Unidade Básica de Saúde de sua referência.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Ipê.
MAIS NOTÍCIAS
20-02-2019 | Nessa semana os agentes de Saúde visitarão as casas para informar sobre o mosquito da dengue19-02-2019 | Vacinação preventiva da brucelose em Ipê19-02-2019 | Professores e equipe da Secretaria de Educação e Cultura participam de formação e reunião19-02-2019 | Comunicado Importante
Logo Rodapé
TELEFONE:
(54) 3233 1050
EMAIL:
gabinete@ipe-rs.com.br
LOCALIZAÇÃO:
Rua Frei Casimiro Zaffonato, 1060
Cep: 95240-000
Ipê - RS
REDES SOCIAIS:
Siga-nos nas redes sociais