Selo
Você está em:
Notícias

NOTÍCIAS DA CIDADE

18-02-2019
Febre Amarela: Precisamos nos manter alerta!
A Secretaria Municipal de Saúde de Ipê vem por meio deste alertar e orientar a população sobre a Febre Amarela.
A Secretaria Municipal de Saúde de Ipê vem por meio deste alertar e orientar a população sobre a Febre Amarela. O Rio Grande do Sul não registra casos de febre amarela há quase dez anos, desde 2009. Na ocasião, o município, não apresentou casos em humanos, somente foi encontrado vírus da febre amarela em bugios mortos. Desta forma, o RS continua livre da circulação viral. No entanto, no mês passado alguns casos foram registrados no Estado do Paraná, divisa com a região Sudeste onde ocorre uma epidemia da doença, assim como no restante do país.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus e transmitido pela picada dos mosquitos Haemagogus em áreas rurais e de mata, e do Aedes aegpti na região urbana. O macaco bugio assim como o homem é vítima deste vírus. Caso seja observado morte de algum macaco na nossa região pedimos que seja avisado imediatamente a Secretaria Municipal de Saúde para assim realizar exames cabíveis. Não mate os macacos, uma vez que os bichos não transmitem a febre amarela. Ao contrário, eles servem de aliados, já que a morte deles é um importante sinalizador para a existência do mosquito com o vírus transmissor.
Os primeiros sintomas da doença são dores de cabeça, febre e vômitos. Se evoluir para a fase grave, causa hemorragias e afeta órgãos como o fígado, deixando a pele e os olhos amarelos. Nesses casos, o risco de morte chega a 50%.
Quem viaja para regiões onde há surto, como o Sudeste, Norte e Nordeste não pode viajar sem antes fazer a vacina. A vacinação está disponível nas unidades de saúde e é recomendada para todas as pessoas que tem entre 9 meses a 59 anos de idade. Para quem tem acima de 60 anos, a recomendação é que se faça uma avaliação médica. Uma dose apenas garante imunidade por toda a vida fornecendo uma imunidade eficaz no prazo de 30 dias a 99% das pessoas vacinadas.
No nosso município a vacina contra febre amarela está disponível na Unidade Básica de Saúde do Centro e acontece somente às terças-feiras das 09hs as 15hs. Não sendo necessário agendamento prévio. Confira sua caderneta de vacinação, caso não possua registro da vacina procure a unidade de saúde de forma tranquila e sem pânico.

MAIS NOTÍCIAS
15-03-2019 | Pagamento da semente de milho do programa troca-troca pode ser feito até 30 de abril15-03-2019 | Vacinação preventiva da brucelose em Ipê15-03-2019 | Ipê recebe R$ 300 mil de emenda parlamentar para aquisição de Patrola Motoniveladora13-03-2019 | 5ª ExpoIpê é transferida para 2020 e será realizada durante a FestIpê
Logo Rodapé
TELEFONE:
(54) 3233 1050
EMAIL:
gabinete@ipe-rs.com.br
LOCALIZAÇÃO:
Rua Frei Casimiro Zaffonato, 1060
Cep: 95240-000
Ipê - RS
REDES SOCIAIS:
Siga-nos nas redes sociais