Selo
Você está em:
Turismo > Capelas

CAPELAS

Capela São Miguel
      Os primeiros a ocuparem esta comunidade foram algumas famílias de poloneses, na qual construíram casas e uma pequena capela de madeira, sem pintura. Por determinação do governo, a área da Capela São Miguel, seria ocupada por imigrantes italianos e os poloneses foram transferidos para São Marcos (de Caxias do Sul) onde já havia um grupo nesta localidade.
            Os primeiros imigrantes italianos chegaram à Capela São Miguel - Linha Paim por volta dos últimos anos do Século XIX. A capela construída pelos poloneses foi oficializada como capela somente em 1906, pois antes era considerada como capitel.
       Os primeiros imigrantes italianos que chegaram à localidade foram: Boff, Bortolotto, Castagna, Longhi, Righes, Mussatto, Troian e Stedille. Dessas famílias tradicionais apenas três conservam as raízes nesta localidade: Bortolotto, Mussatto e Stedille.
               A imagem mais antiga da Capela é a de São Miguel, trazida pelos imigrantes italianos da Europa. O responsável foi Miguel Troian que, chegando ao Brasil junto com outras famílias estabeleceu-se em Criúva. Na transferência dessa localidade até a Linha Paim, a imagem de São Miguel foi trazida em cima de uma mula, amarrada na “gangaia”, de um lado a imagem e de outro, um “cestão” com mercadorias pesadas para equilibrar o peso. Em 18 de abril de 1911, foi realizada a cerimônia de introdução da imagem do padroeiro.
       A capela construída pelos poloneses era pequena e encontrava-se em condições precárias, então os associados resolveram, em 1942, construir uma nova capela. A construção da nova capela ficou a cargo e responsabilidade de Gelindo Bortolotto, exímio carpinteiro e escultor. Durante o dia trabalhava na construção da capela e a noite, a luz de um “feraleto”, esculpia os cachos de uva, espigas de milho, o cálice e outros enfeites em madeira que se encontram no altar e em outras partes da capela.
         Em 06 de janeiro de 1943, Frei Nicolau Bortolotto, filho do Senhor Gelindo, celebrou a primeira missa e deu a benção a nova capela .
         Hoje, a Capela de São Miguel preserva toda esta história de lutas de uma comunidade e o trabalho de mãos habilidosas de imigrantes italianos.

Fonte: Vergínio Bortolotto, Livro Raízes de Ipê, 2012.

Logo Rodapé
TELEFONE:
(54) 3233 1050
EMAIL:
gabinete@ipe-rs.com.br
LOCALIZAÇÃO:
Rua Frei Casimiro Zaffonato, 1060
Cep: 95240-000
Ipê - RS
REDES SOCIAIS:
Siga-nos nas redes sociais