Portal Destaque Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
28/11/2020 Secretaria da Educação e Cultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Apresentação oficial dos trajes das soberanas de Ipê

Vestidos foram apresentados na Prefeitura Municipal

Neste sábado, 28, a Prefeitura de Ipê apresentou os trajes oficiais das soberanas de Ipê no Gabinete do Prefeito Municipal, Valério Marcon. Devido a pandemia não foi possível realizar um evento maior com a presença de convidados.
A Rainha Rúbia Lolatto Fochesatto e as Princesas Bárbara Pauletti Vacari e Talia Rigo Zulian tiveram seus vestidos confeccionados por Danúbia Pasa, do Atelier Vestire de Antônio Prado/RS, a partir de uma pesquisa e desenho do design de moda, Leonardo Ziliotto.
Confira a inspiração dos trajes:
De formigueiro tu foste chamada
Tempos passados sinal de labor
Hoje o povo em suas mãos calejadas
Ergue a conquista que faz com ardor.” (Compositor: Cirilo Ciotta)
Inspirado nos versos do hino que canta a história, no brasão que retrata as conquistas, Leonardo Ziliotto define a composição dos trajes oficiais das soberanas 2020/2022 do Município de Ipê/RS como: Costuras que carregam histórias...
Leonardo, estilista responsável pelo desenho realizou pesquisas históricas e técnicas onde buscou os detalhes que se fazem presentes no traje da rainha, destacando a gola em renda bordada traduzindo os preciosos pontos turísticos de Ipê; no avental trançado que retrata orgulhosamente o artesanato das mãos habilidosas, passado de geração para geração até os dias atuais; e nas mangas, que através das camadas traduzem a fluidez e leveza da mulher Ipeense.
Para as princesas, nesta edição, o traje foi elaborado na mesma cor, a gola e o avental são em renda bordada, trazendo assim pontos de luz para o traje, seguindo a proposta de valorização e fluidez, nas mangas nota-se a presença de duas camadas.
No conjunto dos trajes, na parte inferior da saia, foi destacada a soberania através do bordado, “A flor de lis”, presente no brasão do município, e a presença de pedrarias em várias cores representa a diversidade de cultura e etnias da história do município.
Os trajes levam em seus recortes, bordados e artesanato a história de um povo humilde e trabalhador, a valiosa miscigenação cultural e histórica do município, as belas paisagens e os diversos pontos turísticos que encantam.
“Folhas caem... Florescem as mais lindas cores... Meu coração é um IPÊ.”

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé