Portal Destaque Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
30/12/2020
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Ipê é oficialmente proprietária do Seminário Seráfico Nossa Senhora de Fátima

Assinatura da escritura aconteceu nesta tarde

O dia 30 de dezembro de 2020 ficará marcado na história de Ipê com a aquisição do Seminário Seráfico Nossa Senhora de Fátima pela Administração Municipal através de uma permuta entre o município e a Associação Literária São Boaventura. O imóvel que possui um valor histórico inestimável, pertence agora aos moradores de Ipê.

A escritura foi assinada pelo Prefeito Municipal Valério Marcon e pelo representante dos Freis Capuchinhos, Frei Claudelino Brustolin.  A permuta envolveu 13 imóveis cuja metragem equivalem a 28 terrenos tamanho padrão avaliados em R$ 2.797.500,00 em troca do seminário que foi avaliado em R$ 2.900.000,00 com 3.343,50 m2 de área construída.

 

História do Seminário
É oficialmente inaugurado por dom Frei Cândido Maria Bampi, bispo da diocese, o Seminário Seráfico São Luiz. Os religiosos foram recepcionados com festa em 12 de fevereiro de 1943 . eram eles: Pe. Frei Cláudio Moccelin (superior e professor); Pe. Frei Anselmo Reginatto (Reitor e vice-superior); Pe. Frei Paulo Wonsowski (diretor espiritual e professor); Pe. Frei Eduardo Totti (pároco); e os freis Ernesto Zambonin, Egídio Celuppi, Frei Pedro e Frei Ferdinando.
Reinauguração do Seminário. O número sempre crescente de alunos fez com que em 16 de novembro de 1954, se iniciassem as obras de ampliação e reforma. Com a reinauguração foi entronizada Nossa Senhora de Fátima, doada pela Ordem Terceira, como protetora dos seminaristas. Passou a se chamar Seminário Seráfico Nossa Senhora de Fátima.
No final de outubro de 1996, Frei Sérgio Dal Moro, Provincial dos Capuchinhos, colocaou uma placa em comemoração aos 100 anos da presença dos capuchinhos no Rio Grande do Sul e de 60 anos do Seminário.
Fonte livro "Vila Ipê 50 anos de história"

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé